13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Quem não gostaria de ter aquele sorriso perfeito, que atire a primeira pedra! Esse ainda é um sonho para muita gente. Se for o seu caso, saiba que é possível!

Hoje em dia, existem diversas técnicas capazes de corrigir as mais variadas imperfeições. Você já ouviu falar, por exemplo, do uso de resinas para tratamentos dentários (além da utilização delas em restaurações)?

Esse é o assunto do nosso post de hoje!  

Como as resinas podem ser utilizada nos tratamentos dentários

Lembra daquela massinha branca que o dentista colocava no seu dente quando você era criança? Pois, então, não é mais só para isso que ela é usada hoje em dia. 

Agora, além das restaurações, as resinas dentárias também são um recurso utilizado nos consultórios odontológicos, principalmente para pacientes que desejam melhorar a estética do sorriso. A técnica se trata de uma alternativa (que sai mais em conta) às facetas em porcelana e às lentes de contato dental—no entanto, é ela recomendada apenas para quem não necessita de correções muito profundas.  

Com as resinas, é possível, por exemplo: 

  • Fechar os espaços entre os dentes, especialmente os da frente, chamados de diastemas; e
  • Corrigir a cor e o formato dos dentes (desde que não estejam em estágio muito avançado). 

Sim, a substância é uma opção para acabar com aquele sorriso amarelado!  Em casos mais simples, é possível, até, corrigir imperfeições no alinhamento dos dentes. 

Vale destacar que para a aplicação de resina, não é necessário desgastar os dentes — sendo assim, a substância pode ser removida, quando necessário, sem causar danos.

Quanto à durabilidade e resistência das resinas

A rapidez do tratamento, bem como da obtenção dos resultados desejados estão entre as vantagens do uso das resinas nos procedimentos odontológicos. A técnica é perfeita para casos de urgências estéticas, como entrevistas de empregos, uma sessão de fotos ou um evento importante. Outro benefício desse processo é o fato de ele sair bem mais em conta para o bolso dos pacientes — isso quando comparado com tratamentos utilizando facetas em porcelana ou lentes de contato dental, por exemplo. 

Contudo, como há prós, também há contras no que se refere ao uso das resinas! E a durabilidade e a resistência estão entre eles.

Nos dois aspectos, as resinas perdem para as facetas de porcelana, por exemplo. Visto que elas estão mais suscetíveis a fraturas, principalmente nos casos em que os pacientes possuem hábitos como morder canetas ou lápis, ou roer unhas. As resinas também amarelam mais rápido, em especial, com a ingestão frequente de cafés, chás ou outros alimentos pigmentados.

O brilho é outro ponto que costuma durar menos tempo (na comparação com as facetas de porcelana). O que acontece é que o material das facetas de resina é composto de polímeros com uma quantidade de vidro. Além disso, elas possuem base plástica. Sendo assim, é natural que percam o brilho e necessitem de repolimento com o passar do tempo.

Vale salientar que os estudos relacionados ao procedimento com facetas de porcelana constataram uma durabilidade em torno de dez anos. Já os dados, nesse sentido, a respeito das facetas de resina são inconclusivos — a resistência e durabilidade da técnica depende muito dos hábitos e cuidados com a saúde bucal de cada paciente. 

A avaliação cuidadosa dos prós e contras é fundamental para escolher qualquer tipo de procedimento, seja ele estético ou funcional. Além, claro, de contar com a orientação e indicação de um profissional qualificado no assunto.

Quer saber se aplicação de resina é o procedimento mais indicado para o seu caso? Então, entre em contato com a Oral Face Care, marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas.  

A clínica está presente nas cidades de Santos (SP) e São Paulo (SP), conta com consultórios equipados com o que há de mais moderno no mercado, e com especialistas altamente qualificados. Entre eles está o Coordenador da Oral Face Care, o Prof. Dr. Fued Samir Salmen (CRO38423); e a Odontóloga Dra. Regina Márcia Dau Salmen (CRO36475).

Ainda, para ficar por dentro de mais assuntos como esse do post de hoje, acompanhe o blog da Oral Face. Nele, você encontra conteúdos relacionados à saúde bucal, dentes, arcada dentária, mandíbula, esqueleto da face e muito mais!