13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Você já ouviu falar das chamadas lentes de contato dental? Bom, se você está em busca daquele tão sonhado sorriso perfeito, este é mais um recurso para alcançá-lo. Vamos conhecê-lo?

“Lentes de contato dental” é uma expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos ultrafinos”.  A técnica consiste na utilização de lâminas super finas de porcelana que possuem a função de cobrir apenas a parte da frente dos dentes, com o intuito de alterar a cor, formato, tamanho ou comprimento dos dentes normais. 

As lentes são moldadas individualmente para cada paciente, através de uma impressora 3D, e aplicadas aos dentes com uma cola, deixando o sorriso com uma aparência natural. Umas das principais vantagens de optar pelo uso das lentes de contato dental é obter resposta instantânea do processo. O procedimento dura cerca de duas horas e o paciente já sai do consultório exibindo o resultado final adquirido com a técnica. 

Para quem são indicadas as lentes de contato dental?  

  Apenas um dentista poderá avaliar o seu caso e informar se a técnica é indicada para a sua situação ou se você está apto para o processo. Em geral, as lentes de contato dental são usadas para corrigir imperfeições como dentes desalinhados, manchados, trincados, lascados e para corrigir assimetrias. Com elas, é possível, por exemplo, aumentar o comprimento dos dentes (alongamento), bem como aumentar o volume (largura), entre outros benefícios.

Sendo assim, as principais indicações para o aplicação das lentes são pacientes que tenham dentes: 

-Escurecidos ou com manchas;

-Desgastados, lascados ou com pequenas fraturas;

-Ligeiramente desalinhados ou com forma irregular;

-Pequenos ou com muito espaço entre eles.

Contraindicações para o uso de lentes de contato dental 

Mesmo com todas essas vantagens, nem todo mundo pode fazer uso do recurso. As lentes de contato dental não são recomendadas, por exemplo, para pacientes:

-Com cáries ou doenças gengivais ativas;

– Que possuam dentes enfraquecidos;

-Que tenham uma quantidade inadequada de esmalte na superfície dos dentes; 

-Que rangem os dentes ou sofrem de bruxismo;

-E que tenham dentes muito escurecidos, pois o recuro pode não atingir as expectativas de cor — sendo necessária a utilização de um procedimento mais eficiente para a situação específica. 

  Tempo de duração e cuidados para a preservação das lentes de contato dental

As lentes de contato dental podem durar anos. Vale ressaltar, no entanto, que este tempo de duração está ligado diretamente à manutenção da higiene oral — ou seja, ele vai depender dos cuidados que você tem com as lentes que, em geral, são os mesmos que você deve ter com seus dentes normalmente.

Vamos recordar? Todas as pessoas que desejam preservar a saúde bucal e a estética dos dentes devem escová-los após cada refeição, fazer uso de fio dental todos os dias, e visitar periodicamente o dentista (pelo menos a cada seis meses).

Outras recomendações para preservar as lentes de contato dental, bem como a saúde da boca são: evitar morder os alimentos ou materiais muito duros e evitar também o consumo excessivo de produtos que podem manchar os dentes, como o café e o cigarro, por exemplo.

Ainda, é muito importante frisar que as lentes de contato dental não têm capacidade de proteger os dentes contra cáries, gengivites ou outros problemas bucais. O que só ratifica a necessidade de manter em dia os hábitos de higiene bucal.

E então, gostou de conhecer os benefícios da utilização das lentes de contato dental? Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma consulta, entre em contato com a Oral Face Care e conheça os especialistas da clínica. Quer um sorriso perfeito? Você pode consegui-lo!  

E para ficar por dentro de assuntos como esse, não esqueça de acompanhar o blog da Oral face. Ele mantém você sempre atualizado sobre os principais procedimentos e demais assuntos envolvendo dentes, arcada dentária, mandíbula, esqueleto da face e muito mais.