13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Os aparelhos ortodônticos são um ótimo recurso para quem quer corrigir a posição dos dentes, e melhorar a aparência do sorriso. No entanto, só quem usa (ou já usou) um sabe que limpá-lo após as refeições nem sempre é uma tarefa fácil.

Sem dedicar-se à escovação, porém, você pode prejudicar, e muito, a sua saúde bucal. O acúmulo dos restos alimentares nos aparelhos dentais são capazes de deixar seus dentes manchados, cariados, bem como causar mau hálito, desenvolver gengivites, dentre outras doenças periodontais.

Justamente para evitar consequências como essas, o assunto do nosso post de hoje é sobre como escovar os dentes com aparelho. Vamos lá? 

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico

Escolhendo as ferramentas

Escovar os dentes com aparelho ortodôntico é uma tarefa que exige a utilização das ferramentas certas — o tipo adequado de escova de dentes, por exemplo, pode facilitar a sua vida.

Nesse sentido, existe no mercado a chamada escova ortodôntica. Ela foiespecialmente desenvolvida para quem usa aparelho, pois possui cerdas em corte “V”, que são capazes de promover uma limpeza melhor entre os dentes e ao redor dos braquetes.

Vale salientar, contudo, a fundamentalidade de cuidar o tempo de troca desse tipo de escova dental. Assim como acontece com as escovas normais, recomenda-se que, de modo geral, as ortodônticas também sejam trocadas a cada três meses — por questões de higiene e desgaste das cerdas. 

Já, se você optar pela utilização de uma escova tradicional, atente-se para a necessidade de escolher uma com cerdas macias, para não prejudicar as gengivas e, também, para conseguir chegar mais fácil a todos os lugares necessários. Ainda, nesse caso, é preciso escovar os dentes uma vez com as cerdas da escova inclinadas para cima e outra com elas inclinadas para baixo — isso deve ser feito para arcada dentária superior e para a arcada dentária inferior, com o objetivo de limpar os dois lados do aparelho ortodôntico.

Não esqueça, claro, de escovar todas as regiões dos dentes e da boca, independentemente do tipo de escova utilizado. 

A escova de dentes elétrica também é uma boa opção para escovar os dentes com aparelho ortodôntico, visto que elas podem tornar o processo mas rápido e prático — no entanto, ele também só será eficiente se for feito com dedicação.  

Demais cuidados na hora de escovar os dentes com aparelhos ortodôntico

Na hora das escovação:

  • Sempre que possível, retire os elásticos, bem como qualquer outra parte que seja removível do aparelho;
  • Faça movimentos horizontais com a sua escova de dentes; e
  • Faça a limpeza individual para cada um dos dentes.

Ainda, para melhores resultados na higiene bucal de quem usa aparelho ortodôntico, sugere-se iniciar a escovação usando apenas uma escova úmida, mas sem creme dental — a pasta de dente possui componentes importantes para a saúde dos dentes, entretanto, a espuma que se forma pode dificultar a visão a respeito do que se está fazendo. Em um segundo momento (depois de ter utilizado a escova umedecida com água, ao menos para remover os restos alimentares mais visíveis), deve-se, então, adicionar o creme dental para aproveitar os benefícios do flúor, por exemplo. 

Lembre-se, também, de checar todos dentes na frente do espelho após finalizar a escovação — para se certificar de que todos eles tenham ficado limpos. 

Não esqueça o fio dental

Sim, o fio dental é importante para todos! Ele é capaz de chegar onde as cerdas da escova de dentes não alcança. No entanto, essa pode ser um tarefa demorada para quem usa aparelho ortodôntico. 

Mas, existe luz no fim do túnel, e ela se chama passa fio. A ferramenta é semelhante a uma agulha, e facilita a passagem do fio dental por baixo do fio ortodôntico. Feito isto, o fio dental pode ser passado entre os dentes e retirado, higienizando um espaço de cada vez.

“O uso do passa fio é obrigatório”? Não! Este é um acessório que serve para auxiliar e facilitar o processo. Contudo, o paciente pode optar por não utilizá-lo.  

Última dica, aqui: lembre-se de optar por fios dentais encerados, visto que estes deslizam melhor entre os dentes.  

Quanto ao enxaguante bucal

O enxaguante bucal é mais uma das ferramentas que ajudam na higiene bucal. Ele também é importante, todavia, executa papel coadjuvante no processo de limpeza da boca (diferente da escova de dentes, do creme e do fio dental).

Os enxaguantes são ótimos produtos para complementar a higienização bucal, pois contribuem para a redução das bactérias da região, e para manter os dentes e gengivas saudáveis — porém, são opcionais. Para fazer uso deles, contudo, é importante que, primeiro, seja feita uma consulta a um especialista, para saber se há indicação para a utilização do antisséptico no seu caso em particular.

Gostou de saber um pouco mais sobre como escovar os dentes com aparelho ortodôntico? Então, não deixe de acompanhar o blog da Oral Face Care e mantenha-se sempre bem informado sobre todos os assuntos envolvendo dentes, arcada dentária, mandíbula, esqueleto da face e muito mais!