13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Descobrir que sofre de algum distúrbio do sono não é algo fácil, pois o fato de estar dormindo faz com que os sinais não sejam percebidos. No entanto, há problemas, como o bruxismo, que deixam diversos sintomas. O bruxismo é um transtorno funcional que leva o paciente a ranger os dentes de maneira ritmada e forte durante o sono. É um movimento involuntário dos músculos da mastigação que causa atrito entre os dentes.

Os sinais do bruxismo podem aparecer em pacientes de todas as idades, especialmente naqueles que sofrem de estresse, ansiedade, raiva ou tensão, sintomas esses, classificados como motivadores diretos do distúrbio. Ele ainda pode ser associado à má posição dos dentes, a outros problemas do sono como apneia, ou ser resultado da complicação de algumas doenças como a de Huntington ou Parkison, por exemplo.

Alguns fatores que podem precipitar o aparecimento dos sinais do bruxismo são:

  • Personalidade agressiva;
  • Uso de certas substâncias estimulantes (café, cigarro, drogas);
  • Rotina estressante;
  • Efeito colateral provocado por conta de medicamentos psiquiátricos.

A seguir, você pode aprender a identificar os principais sinais do bruxismo, assim como o tratamento para se livrar deste problema. Confira:

Alertas de familiares ou companheiros que dormem com você

A maioria dos pacientes pode identificar os sinais do bruxismo com auxílio de pessoas próximas, que acompanham o seu sono. O relato de um familiar ou companheiro de que você faz barulhos à noite pode ser crucial na detecção do bruxismo. Afinal, a pressão ao ranger os dentes pode ser 10 vezes mais forte do que para mastigar um alimento duro, ou seja, barulho não vai faltar.

Dor nos músculos da mandíbula

Por causa do esforço excessivo ao pressionar os dentes, a mandíbula fica tensionada causando dores nos músculos dessa região. Aliada a mastigação e os movimentos cotidianos da boca para falar, as dores pioram e podem ainda afetar outra região da face. Fique atento caso note o incômodo logo após acordar, isso é um dos principais sinais do bruxismo noturno.

Dores frequentes de cabeça

É comum que, ao sentir as dores na mandíbula logo ao acordar, a cabeça também doa. Este é mais um dos sinais do bruxismo. Também há a possibilidade do paciente que sofre deste distúrbio sinta dores no pescoço após crises agudas. Por isso, fique atento, se o problema não for seu travesseiro você pode sofrer de bruxismo.

Dentes achatados, quebrados, ou soltos.

Como o bruxismo faz com que a pessoa friccione os dentes com força, é grande a possibilidade de que os dentes sejam danificados. Você pode notar um desgaste nos dentes, diminuição do tamanho, esmalte descascado (expondo camadas mais profundas), ou até mesmo dores ao serem pressionados. Isso tudo aumenta a sensibilidade dentária e pode ser um forte indício do bruxismo.

Além de todos os sintomas citados acima, os sinais do bruxismo podem ir além e afetar outras áreas e funções do corpo, entre elas estão:

  • Zumbidos e dores no ouvido;
  • Recuo de língua;
  • Estalos ao abrir e fechar a boca

A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra assim como de um paciente para outro.

Depois de detectado os sinais do bruxismo, como resolver?

Independentemente do sintoma que o paciente sofra, — ou se for mais de um deles — a primeira recomendação é a mesma: procurar ajuda de um dentista. Por meio de uma análise visual e uma conversa, o profissional irá avaliar se os sinais são mesmo de bruxismo.  O tratamento irá variar de acordo com as causas do problema. Porém, o mais empregado é a utilização de placas dentárias que evitam o atrito entre os dentes. É um recurso para o alívio dos sintomas e dores na articulação.

O tratamento do dentista pode, ainda, ser associado ao uso de remédios para ansiedade e consultas com psicólogos para resolver os quadros de ansiedade e estresse.  É importante salientar que manter hábitos saudáveis como: boa alimentação e a prática de atividades relaxantes como exercícios, meditação, ioga, podem aliviar a tensão dos dentes.

Para quem sofre com sintomas de dores na mandíbula, a Cirurgia Ortognática pode ser uma solução na busca do bem-estar e qualidade de vida. Para saber mais sobre esse assunto e decidir se a cirurgia é a melhor solução para você, oferecemos a leitura do nosso Guia Completo sobre Cirurgia Ortongática.

Ficou com alguma dúvida ou acha que sofre de bruxismo? Agende uma consulta com os profissionais da Oral Face Care e viva com qualidade!