13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da “disfunção temporomandibular, também conhecida como DTM. O termo dá nome ao conjunto de perturbações funcionais no sistema mastigatório — ou seja, aquelas que afetam a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular, a chamada de ATM.

Hoje, nosso assunto são as causas da DTM e seus fatores de risco. Mas, primeiro, precisamos esclarecer o que é a articulação temporomandibular.

A ATM trata-se daquela articulação que liga o maxilar inferior — ou seja, a mandíbula — ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. É ela que permite que você mastigue, fale e morda os alimentos. E são os músculos dessa articulação, bem como aqueles que estão em torno dela, que controlam a posição e movimentos da mandíbula. Nesse sentido, a disfunção temporomandibular caracteriza-se como um sinal de que a ATM não está funcionando de maneira correta.

Dito isto, vamos entender o que causa uma disfunção na articulação temporomandibular.

As causas da DTM

Quem sofre com disfunção temporomandibular, costuma:

  • Ter dores de cabeça frequentes;
  • Ter sensibilidade e dores nos ombros e nos pescoço, bem como ao redor das orelhas durante a mastigação, ao falar ou ao abrir a boca;
  • Ouvir estalos na mandíbula ao abrir e fechar a boca, que podem ou não ser acompanhados de dor;
  • Escutar zumbidos com frequência;
  • Ter dificuldade para mastigar ou ter uma mordida repentina desconfortável;
  • Por vezes, travar a mandíbula ou, mesmo, desloca-la;
  • E até apresentar inchaço do lado da face, entre outros problemas.

Mas, porque isso acontece? Bem, em muitas situações, as causas da DTM ainda são desconhecidas, entretanto, alguns fatores podem engatilhar o problema. Um exemplo são os traumas na mandíbula, causado por pancadas e golpes; ou, mesmo, por movimentos bruscos na área, em acidentes de carro — ainda que tenham acontecidos há meses ou anos.

As disfunções na articulação temporomandibular também ocorre em pacientes que sofrem de algum processo infeccioso crônico, ou que tenham passado por alguma infecção específica capaz de gerar danos na ATM. As mais comuns são as causadas por Clamídias, Bacilo de Koch, Staphilococcus aureus e Estreptococos B-hemolíticos.

Entre as causas da DTM também estão algumas doenças autoimunes como a artrite crônica juvenil, a artrite reumatoide, a artrite degenerativa, a artrite psorítica, o Lupus, a Gota e a Artrose — que podem afetar a articulação temporomandibular.

O Bruxismo, caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes — tanto durante o dia quanto durante a noite, mas mais comum durante o sono — é mais aspecto um que pode afetar a ATM.

Ainda, apesar de ser uma causa mais rara, uma doença que também pode resultar em DTM é o tumor. Nesses casos, os sintomas costumam incluir formigamentos ou dormência e gânglios no pescoço. Vale alertar que quem já teve algum tipo de câncer precisa estar atento ao surgimento de disfunções na articulação temporomandibular.

Além disso, também entre as causas da DTM, estão alguns fatores psicológicos como, por exemplo, o estresse e a ansiedade. Pessoas estressadas e ansiosas podem ter hábitos que contribuem para a disfunção da ATM — como roer as unha e mastigar canetas, entre outros comportamentos.

Existe, ainda, a possibilidade da disfunção temporomandibular ser resultados de problemas estruturais presentes no nascimento.

Outros fatores que podem contribuir para o surgimento de problemas na articulação temporomandibular, são:

  • O uso prolongado de aparelhos ortodônticos
  • A má postura, visto que ela afeta os músculos do pescoço e da face;
  • A má alimentação;
  • E a falta de sono.

Procurando um especialista

Caso você esteja desconfiado que sofre de disfunção temporomandibular, procure um profissional da odontologia. O profissional mais adequado para tratar as disfunções da ATM é o cirurgião-dentista.

Informações sobre os tratamentos do problema podem ser encontrados em outros dois de nossos materiais sobre o assunto:

Para mais informações sobre as causas da DTM, ou para marcar uma consulta, entre em contato com os profissionais da Oral Face Care