
Reconstrução total da maxila
Enxertos
Pac 58 anos, edentada total do maxilar superior com reabsorção avançada do osso alveolar sem possibilidade de fixação de implantes osseointegráveis.
Foi submetida a cirurgia sob anestesia geral para reconstrução total da maxila associado a levantamento de seio maxilar bilateral que foram preenchidos com osso medular curetado do ilíaco direito.
Blocos ósseos removidos o ilíaco direito fixados com parafusos de titanium e lapidados para dar o contorno da crista alveolar da maxila.
Após 30 dias a cirurgia para reconstrução, a paciente foi submetida a segunda cirurgia sob anestesia local para exodontia dos dentes inferiores e fixação de implantes na mandíbula. Veja abaico o planejamento do guia cirúrgico para implante e o controle radiográfico dos implantes inferiores e do enxerto na maxila.
Confecção do guia para implantes na maxila.
Após 5 meses da cirurgia para reconstrução da maxila a paciente foi submetida a terceira cirurgia. Observe que o osso enxertado está remodelado e apresenta sangramento próprio indicando sua revascularização. Posicionamento do guia cirúrgico para fixação dos implantes.
Abaixo podemos observar os guias posicionadores dos implantes e os implantes já fixados no interior do osso enxertado há 5 meses.
Observe na radiografia teleperfil abaixo o selamento labial da paciente e o posicionameto vertiral dos implantes e na fotografia o sorriso natural da paciente.
Aspectos laterais e frontal das próteses totais fixas superior e infirior sobre os implantes.
Aspectos oclusais das próteses totais fixas e controle radiográfico final.