O que é?

A cirurgia ortognática é o tratamento para pacientes que possuem deformidades envolvendo dentes e o esqueleto da face. Não são possíveis de serem resolvidas somente com o tratamento ortodôntico uma vez que o problema está no esqueleto (Mandíbula e/ou Maxila) e não somente na posição dos dentes.

O caso abaixo mostra um problema somente de oclusão com apinhamento dental generalizado e sem alterações no esqueleto facial. Por isso foi possível extrair quatro pré-molares e fazer somente tratamento clínico com ortodontia.

Normalmente o paciente tem a mandíbula grande representando o prognatismo mandibular, ou a mandíbula pequena representando o retrognatismo mandibular semelhante ao saudoso compositor Noel Rosa. Pode ainda apresentar a maxila pequena,
retrognatismo maxilar.

Os problemas podem estar Combinados como a Mordida Cruzada Anterior que é a associação do excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula) com o déficit de crescimento do maxilar superior (maxila) necessitando operar os dois segmentos. Pode ocorrer também a Mordida Aberta Anterior onde somente os molares se tocam e os dentes anteriores não.

O diagnóstico e o planejamento da cirurgia são realizados minuciosamente antes da cirurgia por meio de computação gráfica, modelos de estudo montados em articulador próprio, radiografias e traçados cefalométricos. O planejamento leva muito mais tempo do que a própria cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Bem vindo(a)!
Podemos ajudá-lo?