13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

O que é cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é o tratamento para pacientes que possuem deformidades envolvendo dentes e o esqueleto da face. Não são possíveis de serem resolvidas somente com o tratamento ortodôntico uma vez que o problema está no esqueleto (Mandíbula e/ou Maxila) e não somente na posição dos dentes. O caso abaixo mostra um problema somente de oclusão com apinhamento dental generalizado e sem alterações no esqueleto facial. Por isso foi possível extrair quatro pré-molares e fazer somente tratamento clínico com ortodontia.
Normalmente o paciente tem a mandíbula grande representando o prognatismo mandibular, ou a mandíbula pequena representando o retrognatismo mandibular semelhante ao saudoso compositor Noel Rosa. Pode ainda apresentar a maxila pequena, retrognatismo maxilar.
Os problemas podem estar Combinados como a Mordida Cruzada Anterior que é a associação do excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula) com o déficit de crescimento do maxilar superior (maxila) necessitando operar os dois segmentos. Pode ocorrer também a Mordida Aberta Anterior onde somente os molares se tocam e os dentes anteriores não.
O diagnóstico e o planejamento da cirurgia são realizados minuciosamente antes da cirurgia por meio de computação gráfica, modelos de estudo montados em articulador próprio, radiografias e traçados cefalométricos. O planejamento leva muito mais tempo do que a própria cirurgia.
vergonha de sorrir por excesso de gengiva
dores na mandibula