A tecnologia facilita cada vez mais o nosso cotidiano e nas clínicas odontológicas não é diferente. A laserterapia é uma técnica arrojada que tem se destacado pelos benefícios em curto prazo no tratamento de disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular). Apesar do nome complicado, a ATM é responsável por todos os movimentos da mandíbula. Quem sofre da disfunção costuma sentir dores musculares e articulares, dores de cabeça, ouve ruídos e tem dificuldade de realizar os movimentos mandibulares.
A causa exata desta disfunção, geralmente, é de dificil identificação. Seus sintomas, contudo, podem ser combatidos. É esta a proposta da laserterapia. Esta técnica é considerada um dos tratamentos de disfunções da ATM mais eficientes, pois é pouco invasivo, possibilita resposta rápida à dor e melhora a funcionalidade da articulação.
Conheça as vantagens da laserterapia e esclareça suas dúvidas para escolher o melhor tratamento de disfunções da ATM :
Desvendando a técnica aplicada na Laserterapia
A laserterapia de baixa intensidade para tratamento de disfunções da ATM consiste na irradiação de algumas áreas específicas e inter-relacionadas na região do maxilar. Quando interagem com a pele, os fótons adquiridos por essas luzes alcançam e estabilizam as células nervosas do tecido humano, causando o efeito analgésico.
Os lasers de infravermelho são emitidos próximos ao rosto devido à sua maior penetrabilidade. As doses em cada ponto ou local são variáveis. No entanto, quanto mais agudas forem as dores, mais intenso costuma ser o tratamento. A frequência de irradiação pode variar de duas a cinco vezes por semana.
A efetividade clínica da laserterapia irá depender do monitoramento individualizado de cada pessoa. É consenso que entre as vantagens na utilização da laserterapia estão:
- Alívio de dor instantânea;
- Redução de processos inflamatórios;
- Estímulo à reparação tecidual;
- Prevenção de infecções.
É importante uma boa comunicação com o cirurgião-dentista que, assim, saberá qual a melhor frequência e número de doses. As respostas de cada paciente determinarão o período de manutenção do tratamento. A meta, claro, é a extinção da dor.
Opção para alívio imediato das dores de ATM
Para quem sofre com disfunções de ATM, a laserterapia apresenta uma realidade sem dor e sem uso constante de medicamentos. O tratamento, também, aumenta a mobilidade mandibular, enquanto diminui e estabiliza os incômodos. Este resultado pode ser observado alguns minutos após a aplicação.
A radiação laser de baixa intensidade, quando aplicada no tratamento de disfunções da ATM, além de ter efeitos analgésicos apresenta resultados como:
- Ação anti-inflamatória;
- Relaxante muscular;
- Melhora a microcirculação local;
- Auxilia na reparação das fibras nervosas traumatizadas.
O laser age relaxando e desinflamando a musculatura sem o uso de analgésicos. Ou seja, uma ação local para alívio da dor sem intoxicar o organismo com medicamentos. O tipo de patologia, as características do tecido alvo, a profundidade e o tempo da lesão bem como a idade e a condição sistêmica do paciente devem ser consideradas, gerando um protocolo de atendimento para cada paciente.
As principais vantagens da laserterapia na odontologia
Pesquisas comparativas entre a laserterapia e outras intervenções convencionais mostram que a radiação de baixa intensidade tem uma principal vantagem no tratamento de disfunções da ATM: não necessitar de intervenções com medicamentos. Além do mais, a terapia com laser não oferece incômodo ao paciente, não apresenta efeitos colaterais e tem baixo custo.
É sempre importante lembrar que o tratamento de disfunções da ATM precisa ser avaliado e aplicado de maneira individual em cada paciente. Por isso, é importante que você converse com seu dentista e realize os exames necessários para identificar qual a melhor aplicação da laserterapia ao seu caso. De maneira geral, o uso deste método apresenta inúmeras vantagens, como:
- Redução de custos;
- Diminui a demanda por cirurgias;
- Agilidade no atendimento clínico;
- Tratamento indolor;
- Resultados duradouros.
Além disso, a laserterapia pode ser usada na maioria das especialidades, como periodontia, endodontia, implantodontia e dentística restauradora. Como todo tratamento clínico, é importante que se identifique a origem das ATMs. Caso seja necessário, aplicação do laser no tratamento de disfunções da ATM pode ser realizada isoladamente ou alinhada aos tratamentos convencionais como a fisioterapia.
Se você sofre do problema, busque ajuda, agende uma consulta com os especialistas da Oral Face Care. Não abra mão da sua saúde e cuide-se o quanto antes!