ATM - Disfunção Temporomandibular

Veja abaixo os tipos de cirurgias realizadas pela Oral Face Care. Clique e conheça cada uma das cirurgias e procedimentos, seus detalhes, resultados que podem ser alcançados, pós-operatório e informações para o sucesso de sua cirurgia.

Disfunções

PRÓTESE DE ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pelos movimentos da mandíbula e pode apresentar problemas. Entre seus motivos, podem incluir traumas faciais, reabsorção condilar idiopática, artrites, anquilose, doenças autoimunes, entre outros.

QUANDO PROCURAR UM PROFISSIONAL?

Um Bucomaxilofacial deverá ser procurado, após o paciente ter tratado de diversas formas seus problemas na articulação e continuar sentindo incômodos.
Ou no caso de fraturas e outras doenças que causam desconforto nos movimentos de abrir e fechar a boca.

QUANDO A PRÓTESE DA ATM É INDICADA?

A cirurgia para substituir a ATM é indicada em casos graves, como em casos de desgastes severos e fraturas.
Além disso, o cirurgião Bucomaxilofacial deverá realizar exames previamente para saber as causas do seu problema e avaliar a necessidade da cirurgia.

COMO A CIRURGIA É REALIZADA?

O procedimento é realizado com anestesia geral e uma incisão é feita nas regiões próximas ao ouvido até o maxilar, para manipulação.
As próteses são personalizadas de acordo com cada paciente e são realizadas através de uma tomografia computadorizada e tridimensional, que permite a confecção de uma prótese precisa.
Por conta de uma tomografia computadorizada, o cirurgião poderá estudar o caso com mais exatidão e com isso, diminuir o tempo de cirurgia e a recuperação do paciente será mais rápida.

VANTAGENS DA PRÓTESE DE ATM

A indicação cirúrgica visa melhorar as condições do paciente, e com a prótese da articulação temporomandibular, a movimentação mandibular é reestabelecida imediatamente. Além disso, questões funcionais como a mastigação, deglutição e respiração melhoram após a cirurgia.
A prótese também irá reduzir o esforço mandibular, diminuindo as dores e melhorando a qualidade de vida do paciente.

PÓS-OPERATÓRIO

Logo após a cirurgia, o paciente pode notar melhoras dos movimentos no local e geralmente ficará inchaço e com hematomas, mas que com os cuidados corretos, dentro de pouco tempo estará apto a voltar as suas atividades normalmente.
A alimentação no pós-operatório deve ser realizada com alimentos líquidos e pastosos, principalmente na primeira semana. Após esse período, dependendo da cicatrização, alimentos macios podem ser adicionados na dieta com autorização do médico.

equipe
Tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e agendamento de consultas
diretamente com a equipe Oral Face Care.

equipe