13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Você sabia que ainda que não esteja sentindo nenhuma dor ou incômodo nos dentes é fundamental visitar o dentista no mínimo a cada seis meses? Isso porque é preciso fazer uma avaliação da sua saúde bucal e realizar uma limpeza nos dentes completa para garantir que eles continuem forte e saudáveis.

A limpeza ou profilaxia bucal é um procedimento simples, realizado em uma única visita ao dentista, que tem como objetivo principal remover a placa bacteriana e o tártaro e manter seus dentes livres de doenças como gengivites e periodontites.

É também nessa consulta que o profissional vai avaliar se há cáries ou algum outro problema de saúde bucal que, mesmo sem causar qualquer desconforto, necessita de tratamento.

Entenda como é feita a limpeza profissional nos dentes

Diferente da higienização dos dentes feita diariamente em casa, a limpeza profissional utiliza aparelhos e técnicas de uso exclusivo dos dentistas, como aparelhos de ultrassom, jatos de bicarbonato e escovas de polimento. O procedimento é realizado em cinco etapas:

  • destartarização ou tartarectomia:  na primeira fase da profilaxia, o dentista remove o tártaro e a placa bacteriana com um aparelho que faz uma espécie de raspagem dos dentes. A medida é fundamental para evitar ou combater doenças como a gengivite e a periodontite, que podem causar mau hálito, sensibilidade e sangramentos na gengiva;
  • jateamento: nessa etapa, o dentista aplica um jato de bicarbonato de sódio, que além de remover a placa bacteriana e o tártaro também ajuda a polir os dentes;
  • escovação: após o jateamento, o dentista utiliza uma escova rotatória com motor de baixa rotação acompanhada de pasta dental profilática de uso profissional para fazer uma limpeza completa na dentição;
  • flúor: fase final da limpeza dos dentes, a aplicação do flúor tem a função de repor minerais, fortalecer a dentição e manter o frescor da boca. O ideal é que o paciente espere ao menos duas horas antes de escovar novamente os dentes para garantir a ação completa do produto.

Saiba quando e porque fazer a limpeza nos dentes

Embora habitualmente seja recomendado que a limpeza nos dentes seja realizada a cada seis meses, é fundamental atender as recomendações do profissional relativas ao seu caso.

Isso porque algumas pessoas têm uma tendência maior a acumular tártaro nos dentes, o que pode exigir um intervalo menor de higienização profissional para a remoção desses resíduos.

Nesses casos, é bastante comum que o dentista recomende a limpeza profissional a cada três meses, bem como acontece com pacientes que estão se submetendo a outros tratamentos dentários ou utilizam aparelhos ortodônticos.

Além de remover a placa bacteriana e o tártaro, a limpeza nos dentes também é uma oportunidade ímpar para que o paciente possa compreender os pontos em que a higienização não está sendo realizada corretamente e ouvir do dentista dicas de como usar tanto a escova como o fio dental de maneira mais adequada.

Essas medidas evitam desconfortos como mau hálito, sensibilidade e sangramento nas gengivas, sintomas típicos da gengivite que, quando não tratados, podem evoluir para quadros mais graves, que incluem até mesmo o amolecimento e perda dos dentes.

Também é importante ressaltar que a limpeza ajuda a remover manchas superficiais e deixa os dentes mais brilhantes. Além disso, como a superfície está polida, o acúmulo da placa bacteriana e, consequentemente, a formação do tártaro, se torna mais difícil.

Descubra porque é importante não adiar a visita ao dentista

Ainda que você não note o acúmulo de tártaro ou não sinta qualquer desconforto, é essencial não adiar a vista para além do tempo recomendado pelo profissional.

Isso porque além do tártaro frequentemente não ser visível, essas visitas são uma oportunidade para que você tire dúvidas com o dentista sobre sua saúde bucal e para que o profissional identifique qualquer possível problema na sua dentição em estágio inicial, o que pode evitar tratamentos mais longos ou complexos.

Por isso, mantenha em sua agenda o compromisso de voltar para ao consultório para fazer a limpeza nos dentes a cada 6 meses ou na periodicidade recomendada pelo seu dentista!

Gostou de entender a importância da limpeza profissional nos dentes? Se você está em busca de um sorriso ainda mais branco e simétrico, saiba tudo sobre as lentes de contato dental!

Caso você queira marcar a sua limpeza nos dentes, não deixe para depois! Entre em contato com a Oral Face Care agora mesmo!