13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Dente do siso, dente do juízo ou terceiro molar. Cada um chama de um jeito, mas todos se referem à mesma coisa  àqueles últimos dentes que se desenvolvem, lá no fundo da arcada dentária que, muitas vezes, sequer fazem a erupção externa. No entanto, esses dentes podem ser acometidos por cáries ou ser a razão do posicionamento incorreto dos outros dentes. E, quando isso ou algum outro incômodo acontece, não tem jeito, é preciso removê-los.

Hoje em dia, na hora da cirurgia de extração dos dentes do siso, são utilizadas técnicas cada vez mais modernas, com o intuito de reduzir o desconforto do paciente. Em geral, usa-se anestesia local e sedativo via oral. Os dentes podem ser retirados um a um, de dois em dois ou, até mesmo, os quatro dentes ao mesmo tempo. O pós-operatório, para qualquer um desses casos, é o mesmo e exige cuidados específicos para que haja uma recuperação mais rápida e eficiente. Vamos conhecê-los?

Cuidados pós-operatório na extração dos dentes do siso

O mais comum, após a cirurgia para a retirada do siso, é que o paciente faça uso de paracetamol ou dipirona se houver dor e siga algumas recomendações médicas, tais como:

Repousar e fazer compressa com gelo 

O que se indica é que o paciente descanse e não se exponha ao sol, ao calor do fogão ou a qualquer tipo de exercício físico por pelo menos sete dias após a retirada do dente do siso — ainda que esteja sentindo-se muito bem. O intuito é não estimular a circulação sanguínea na região operada, o que pode acarretar problemas como sangramento e infecções.

A compressa com gelo ou bolsa térmica devem ser utilizadas nas primeiras 24 horas depois da retirada do dentes, para evitar ou diminuir o inchaço no local. Isso porque a baixa temperatura ajuda na contração dos vasos sanguíneos que encontram-se dilatados por conta do processo inflamatório causado pela extração do terceiro molar.

A volta às atividades habituais, como escola e trabalho, pode ocorrer depois de dois ou três dias da cirurgia, dependendo da situação do paciente.

Cuidar da alimentação

As recomendações médicas são para que o paciente evite as opções alimentares quentes por pelo menos 24 horas após a extração de um ou mais dentes do siso. O que acontece é que a região operada está sensível e situações como a ingestão de comidas sólidas ou quentes pode causar sangramento na área. O ideal, é consumir alimento frios e de forma líquida — sorvetes de massa, sucos, açaí e leite são alguns exemplos.

Depois dessas 24 horas, ainda é necessário manter uma dieta morna e mole por mais 48 horas. A alimentação será liberada conforme a evolução do paciente. Vale ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro também é proibido até a cicatrização do corte na região operada.

Cuidar da higienização

A escovação dos dentes logo após a retiradas do siso, principalmente nas primeiras 24 horas, precisa ser feita de forma suave e na frente do espelho, para que seja possível enxergar o local. Escovas com cerdas macias são as mais indicadas para a ocasião. Além disso, recomenda-se usar uma quantidade reduzida de creme dental, para que não se forme muita espuma.

Outra orientação é usar cotonete molhado com água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na retirada dos restos de alimentos que ficam nos pontos. Lembre-se, também, de não bochechar de maneira muito agressiva na primeira semana após a operação.

Fazer uso da medicação conforme o indicado 

Para um pós-operatório tranquilo e uma recuperação mais rápida, é fundamental que o paciente submetido à retirada dos dentes do siso siga à risca todas as recomendações do dentista — incluindo os horários de tomar cada medicamento e por quanto tempo fazê-lo. Em caso de dores muito fortes ou febre, entre em contato com o seu médico o quanto antes, mas não se automedique.

Também é essencial comparecer à consulta de retorno ao dentista, respeitando o dia previamente estabelecido pelo profissional, para remover os pontos e fazer uma avaliação da cicatrização da região operada.

Então, mais tranquilo depois de conhecer os principais pontos de um pós-operatório na extração de um ou mais dentes do siso? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma consulta? Entre em contato com a Oral Face Care e conheça nossos especialistas.

Ainda, para ficar por dentro de assuntos como esse, acompanhe o blog da clínica e mantenha-se sempre bem informado sobre todos os assuntos envolvendo dentes, arcada dentária, mandíbula, esqueleto da face e muito mais.