13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

“O tratamento com cirurgia ortognática é indicado a pacientes que possuem deformidades faciais envolvendo dentes e o esqueleto da face, e que não podem ser resolvidas apenas com tratamento ortodôntico” — falamos sobre isso em nosso post “Para que serve a cirurgia ortognática?“.  Mais recentemente, também já conversamos sobre as Classes I, II e III desse tipo de cirurgia.

Hoje, no entanto, o nosso assunto é o pós-operatório! Vamos lá? 

Cuidados no pós operatório da cirurgia ortognática

Com a cirurgia ortognática é possível melhorar tanto a oclusão (mordida), quanto a estética facial, e deixar o rosto com um aspecto mais harmônico. Os procedimentos realizados pelo médicos especialistas dependem das necessidades de cada paciente e do tipo de cirurgia necessária.

Existem casos, por exemplo, em que é preciso fazer a fixação do esqueleto da face; em outras situações, há necessidade de alongamento mandibular ou maxilar. A cirurgia ortognática também é utilizada para resolver diversos outros distúrbios esqueléticos causadores da assimetria facial acentuada.    

Enfim, sabemos que cada caso evolui de forma particular e, muitas vezes, exige medidas e cuidados específicos. No entanto, podemos adiantar para você como é, de maneira geral, um pós-operatório em casos de cirurgia ortognática — considerando um cenário favorável, ou seja, sem complicações mais sérias ou imprevistos. 

Quanto à dor e ao inchaço

Em primeiro lugar, vale salientar que, normalmente, não há dor importante após os procedimentos cirúrgicos envolvendo o esqueleto da face  — pois o sistema utilizado (na Oral Face Care) é o de “Fixação Rígida Estável do Esqueleto” com miniplacas e parafusos de titânio. Por isso, não existe micromovimentação dos ossos.

Após a cirurgia, no entanto, é normal que o rosto fique bastante inchado. Mas, em geral, essa situação começa a dar os primeiros sinais de mudança a partir do quarto dia após a cirurgia ortognática.   

Quanto à alimentação

A alimentação deverá ser exclusivamente líquida e pastosa nos primeiros 15 dias depois da operação. Durante esse período, estão liberados, por exemplo, sucos e vitaminas; sopas e caldos, de carnes moles e feijão, por exemplo; e cremes. Mas, nada sólido — pois será proibido mastigar! E esse tempo pode aumentar dependendo do tipo de procedimento que foi feito. 

Após os 15 primeiros dias, a dieta deve seguir leve a moderada pelos menos até 40º dia após a cirurgia. Ou seja, o paciente pode e, até, deve mastigar alimentos — isso ajuda no processo cicatricial, no alongamento da pele e da musculatura do local operado, bem como na regressão mais rápida do inchaço no rosto —desde que sejam alimentos moles e macios.

Quanto aos cuidados físicos

A recomendação geral dos médicos nesses casos é que o paciente permaneça por 30 dias sem fazer esforço físico ou expor-se ao sol. Indica-se que os primeiros 15 dias sejam de repouso, com saídas apenas para os retornos pré-programados para controle pós-cirúrgico. 

Depois de passados 15 dias da cirurgia ortognática, já é possível voltar às atividades como, por exemplo, frequentar aulas, se for o caso — visto que o inchaço na face já diminuiu bastante nesse período.

 A indicação é de que esportes coletivos sejam praticados apenas após 90 dias do processo operatório, por conta do risco de impacto. 

E, lembre-se: para uma recuperação mais rápida e eficaz, e o alcance dos resultados esperados, é crucial seguir todas as recomendações do seu médico, incluindo tomar o medicamentos pós-operatórios nos dias e horas estipulados e ir a todas as consultas para controle pós-cirúrgico.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre os cuidados no pós-operatórios da cirurgia ortognática? Então, entre em contato com a Oral Face Care, fale com os nossos especialistas ou marque a sua consulta!

Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, envolvendo dentes, arcada dentária, mandíbula, esqueleto da face e muito mais, acompanhe o blog da clínica. Mantenha-se sempre bem informado sobre o que pode ajudar na sua saúde e qualidade de vida!