13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Recentemente, conversamos aqui sobre o que é e para que serve a cirurgia ortognática. Mas, você sabia que esse tipo de cirurgia é recomendado de acordo com a classificação ortognática em que cada paciente de encaixa?

Ou seja, conforme o alinhamento da arcada dentária superior com a inferior. Trata-se das Classes I, II e III.

A seguir, vamos falar especificamente sobre cada uma delas.  

Cirurgia Ortognática Padrão Classe I

Vale esclarecer que o paciente pode apresentar uma Oclusão Classe I onde o posicionamento dos dentes e da mordida estão corretos, mas mesmo assim o esqueleto da face pode apresentar alguma deformidade e necessitar de alguma cirurgia. Porém, quando as arcadas dentárias, superior e inferior, posicionam-se adequadamente, na maioria das vezes, não há necessidade de procedimento cirúrgico. 

“Mas, então, qual a importância dessa classificação?”.

Bom, ela é importante a nível de referência para as cirurgias ortognáticas Classe II e III. Ou seja, o objetivo do procedimento cirúrgicos em pacientes dessas outras duas classificações é fazer com a estrutura óssea e dentária deles cheguem à Classe I (posicionamento correto). Com isso, eles  ganham tanto em equilíbrio e harmonia facial, quanto em funcionalidade.  

Cirurgia Ortognática Padrão Classe II

Na Classe II, encaixam-se pacientes que possuem a arcada dentária superior à frente da arcada dentária inferior.

Visualmente, esses pacientes apresentam o perfil de “queixo para trás”. Trata-se de uma alteração que pode ser causada por conta do excesso de crescimento do maxilar superior (maxila), por conta do  pouco desenvolvimento do maxilar inferior (mandíbula) ou, ainda, pela combinação destas duas situações. 

Confira um exemplo de cirurgia ortognática Classe II tratado pela Oral Face Care: Alongamento Mandibular.

Cirurgia Ortognática Padrão Classe III

Já, na Classe III, quem se enquadra são os pacientes que possuem arcada dentária inferior à frente da arcada dentária superior. Nesse casos, os pacientes apresentam um perfil de “queixo para frente”.

Ao contrário do que acontece na Classe II, aqui, esse tipo de alteração pode ser causado por conta do pouco desenvolvimento da maxila, do excesso de crescimento da mandíbula ou, também, pela combinação destes dois fatores. 

Confira um exemplo de cirurgia ortognática Classe III tratado pela Oral Face Care: Alongamento Maxilar.

Em geral, o tratamento cirúrgico para esses dois tipos de cirurgia ortognática é parecido. No entanto, há diferença no procedimento adotado pelo médico conforme as necessidades de cada paciente. Ainda, vale reforçar que intenção das cirurgias Classes I, II e III é fazer com que a estrutura óssea e dentária do paciente fiquem em harmonia.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre as Classes I, II e III da cirurgia ortognática, ou quer mais detalhes sobre cada procedimento, entre em contato com a equipe da Oral Face Care —fale com nossos especialistas ou marque a sua consulta!

Sobre a clínica

A Oral Face Care conta com consultórios equipados com o que há de mais moderno no mercado; e  com especialistas altamente qualificados. Entre eles, estão: 

  • O Coordenador da Oral Face Care, em Santos e São Paulo, Prof. Dr. Fued Samir Salmen (CRO 38423) — especialista em Cirurgia Ortognática e Cirurgia Maxilo Facial; Mestre em Cirurgia Maxilo Facial; e Doutorando em Cirurgia Maxilo Facial pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp);  além de coordenador do servição de Cirurgia e Traumatologia Facial do Hospital Casa de Saúde Santos e Coordenador do Departamento de Cirurgia Maxilo Facial (CETAO-SP).
  • E a Odontóloga Dra. Regina Márcia Dau Salmen (CRO36475) — especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (PUCC); Cirurgia Ortognática (Universidade de Havana); Prótese Dentária; Disfunção Temporomandibular e Dor Oro Facial.

Tipos de cirurgias e outros tratamentos realizadas pela clínica 

A Oral Face Care também trabalha com outros processos cirúrgicos, além da cirurgia ortognática. São eles:  

Também são realizados na clínica tratamentos como:  

Para mais informações sobre a Oral Face Care, acesse: facecare.com.br