13 3877-7855 / 11 5054-0401

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

As rugas fazem parte do processo natural do envelhecimento e elas aparecem por diversos motivos, mas principalmente pela contração natural dos músculos do rosto, que formam as linhas de expressão.

Seu aparecimento pode modificar as expressões faciais, abalar a autoestima do paciente e muitas vezes deixa-los com a aparência de ter mais idade do que realmente tem. Por isso, é comum buscar procedimentos estéticos rejuvenescedores, como a aplicação de toxina botulínica.

A toxina botulínica é produzida através de uma bactéria chamada de Clostridium botulinum. Ela passa por processos de industrialização e purificação para ser usada em doses que não causam riscos aos pacientes. A aplicação da toxina é procurada por quem deseja um resultado rápido e natural.

A injeção de toxina botulínica provoca o relaxamento da região ao ser aplicada no músculo, bloqueando os sinais nervosos musculares e diminuindo as rugas. A aplicação depende da espessura da sua pele e o grau de enrugamento, para determinar a eficácia da toxina.

Como é realizada a aplicação

Através de injeções com uma agulha fina, pequenas quantidades de toxina botulínica são aplicadas em músculos específicos. Através disso, os músculos produtores de rugas são enfraquecidos, preservando suas expressões faciais.

Geralmente não é necessária a aplicação de anestesia e o procedimento dura em torno de 15 minutos. Mas isso depende de diversos fatores, como a extensão de suas rugas e suas características.

A aplicação de toxina botulínica deve ser realizada por um profissional experiente, pois os músculos da face devem ser entendidos e identificados para o tratamento ter o resultado esperado e ficar com aspecto natural.

Como age na pele

Ao ser injetado em rugas, a toxina botulínica bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração muscular temporariamente. Meses após a aplicação, o organismo constrói novas vias de transmissão, reaparecendo as rugas e voltando ao movimento normal.

A principal vantagem da aplicação da toxina botulínica são os resultados notados rapidamente, pois levam até uma semana após a aplicação para ter o resultado completo.

Cuidados após o procedimento

É indicado não esfregar e não massagear os locais em que a toxina botulínica foi aplicada, pois isso pode fazer com que a toxina mova-se para outra área da face, podendo levar a fraqueza facial temporária.

As atividades rotineiras podem ser retomadas logo após a aplicação, pois esse procedimento não necessita de repouso.

Duração dos efeitos

A duração do procedimento depende dos cuidados que o paciente tem com a sua pele, como a aplicação de protetor solar diariamente. Normalmente, dentro de três a quatro meses após a aplicação, os músculos voltam a reagir, fazendo com que as rugas reapareçam.

Ou seja, não é um procedimento definitivo. Portanto, se você não gostar do resultado, sua aparência voltará ao era antes em alguns meses.

Contraindicações

A toxina botulínica é contraindicada em pacientes que possuem alergias aos componentes da composição, em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Caso deseje saber mais sobre o procedimento, entre em contato com a gente para marcar uma consulta e esclarecer suas dúvidas.

 

Categorias

Assine o BLOG



TEM ALGUMA DÚVIDA?

FAÇA SUA PERGUNTA SOBRE CIRURGIAS, RECUPERAÇÃO E OUTROS TEMAS DIRETAMENTE PARA A EQUIPE DA ORAL FACE CARE.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page