13 3877-7855 / 11 5054-0401

Pós-operatório, dor e cuidados

Existe dor após a cirurgia?

Não! Com o sistema de “Fixação Rígida do Esqueleto” com mini-placas e parafusos de titânio, não existe micromovimentação dos ossos havendo ausência da dor.

Haverá muito inchaço no rosto o que é normal, e a partir do 4º dia começa desinchar.

Dieta – “15 dias sem alimentos sólidos” !

Durante 15 dias o paciente poderá comer alimentos líquidos e pastosos não podendo mastigar nada sólido. Deverá alimentar-se de sucos e vitaminas, sopas, caldos, cremes. A regra é a seguinte: o paciente por 30 dias pode comer “doces, salgados e até pedra desde que esteja batido e coado”.

“Após os 15 primeiros dias” 

Deverá permanecer por mais 15 dias até completar 40 dias com uma dieta de leve a moderada, ou seja, o paciente pode e deve mastigar alimentos moles e macios. Isso ajuda no processo cicatricial das partes moles alongando a pela e a musculatura e ajudando na regressão mais rápida do edema (inchaço) no rosto. Não confundir “mastigar com esforço mastigatório” o que envolveria carnes e massas duras como pizza o que só será utilizado na dieta após orientação profissional.

Cuidados Físicos – “30 dias sem esforço físico” !

Normalmente, nos primeiros 15 dias o paciente fica em casa saindo somente para os retornos pré-programados para controle pós-cirúrgico. Praticamente, o seu único contato externo é com o seu cirurgião. Após 15 dias, é possível até frequentar aulas, pois o inchaço no rosto já diminuiu muito. Entretanto, durante os 30 primeiros dias após a cirurgia, o paciente não deve realizar nenhum esforço físico maior sendo aconselhável andar no banco traseiro do carro. Tampouco deve expor-se ao sol e manter-se afastado de esportes coletivos ou de riscos por 90 dias.