13 3877-7855 / 11 5054-0401

Implantes

Dimensões naturais do paciente.

Chamamos de Dimensão Vertical (DV) a altura da base do nariz até a base da sínfise (queixo). Quando o paciente perde seus dentes, o osso alveolar sofre atrofia contínua diminuindo de tamanho.

O osso alveolar superior (da maxila) sofre com frequência maior perda de tecido em espessura enquanto que o osso alveolar inferior (da mandíbular) sofre maior perda de tecido em altura, mas os dois tipos de perda podem ocorrer nos dois segmentos ósseos.

Esquema das possíveis evoluções das reabsorções dos ossos alveolares dos maxilares.

Quando existe perda dos dentes com consequente perda do osso alveolar, se a Dimensão Vertical não for controlada por meio de próteses podemos ter compressão dos lábios como mostra a paciente acima e entre outros problemas, o mais sério seria a compressão das articulações temporomandibulares que leva a dor importante e disfunção. Observe fotos da paciente acima.

Dimensões e compensações das próteses totais fixas sobre implantes

Os acréssimos de resina ou exposição de metais sendo bem aplicados não aparecem no sorriso do paciente.

Perda dos ossos alveolares mínima podendo receber Próteses Totais Fixas sem acréssimo de resina para compensar a perda óssea.

Perda do segmento ósseo alveolar mandibular maior do que o maxilar, mas ainda não foi necessário compensar nenhuma das próteses com resina.

Perda do segmento ósseo alveolar maxilar maior do que o mandibular necessitando acréssimo com resina nas duas próteses com maior quantidade na superior para compensar a perda óssea.

A perda óssea do paciente era tolerável a não ser no segmento alveolar inferior direito onde o paciente optou por não compensar a prótese com resina e os dentes deste lado ficaram mais longos do que do lado esquerdo.

Perda do segmento ósseo alveolar mandibular mínima não indicando necessidade de acréssimo com resina e perda óssea maxilar muito maior do que o mandibular necessitando acréssimo com resina na prótese superior para compensar a perda óssea.

Categorias

Assine o BLOG