13 3877-7855 / 11 5054-0401

Cada vez mais pessoas têm sofrido com dores no maxilar, no ouvido, no pescoço ou até mesmo dor de cabeça – o que tem aumentado a busca pelo tratamento ideal para ATM em consultórios de todo o Brasil.

A falta de uma solução objetiva, combinada a uma série de desconfortos, como uma dor intensa e imprevisível, é suficiente para tirar a paz de muita gente.

Mas existe luz no fim do túnel – e você vai encontrar todas as informações para chegar lá neste artigo.

 

O que é a ATM

 

A sigla é utilizada para falar da articulação temporomandibular, que liga o seu maxilar inferior à base do seu crânio. É esse mecanismo que permite às pessoas formar palavras, mastigar e abrir a boca para respirar.

Para realizar todos esses movimentos, a articulação tem a capacidade de girar em várias direções diferentes e, essencialmente, criar um movimento de deslizamento articulado ou translatório. Há ainda uma série de tendões complexos, músculos e meniscos que ajudam a mover e proteger a articulação enquanto ela está em movimento.

Como essa é uma das articulações mais usadas no corpo, pode sofrer com inflamações, causando uma sensação dolorosa e afetar muitos aspectos das atividades normais.

Infelizmente esse problema é bastante comum: estudos epidemiológicos recentes apontam que 40 a 75% da população brasileira sofrem do problema.

Cerca de 33% dessas pessoas apresentam ainda sintomas dor de cabeça ou da face como reflexo deste distúrbio. É por isso que a busca pelo tratamento ideal para ATM tem levado cada vez mais pacientes aos consultórios de especialistas.

 

Principais sintomas

 

Os distúrbios na ATM afetam muitas pessoas e de maneira diferente. Muitos pacientes acabam se consultando com diversos especialistas antes de perceber que eles precisam de fato encontrar um tratamento ideal para ATM. Os sintomas incluem:

  • Dor e sensibilidade ao redor da mandíbula, bochechas, ouvidos e pescoço;
  • Dores de cabeça ou enxaquecas;
  • Dor, espasmos musculares ou rigidez na mandíbula – especialmente na área da articulação;
  • Estalos ou sensação da mandíbula estar raspando;
  • Estalando, ralando ou clicando em mandíbula;
  • Incapacidade de abrir a mandíbula completamente;
  • Mastigação dolorosa;
  • Sensação parecida com uma dor de dente;
  • Som ou zumbido nos ouvidos;
  • Dor nos ombros;
  • Tontura ou vertigem;
  • Mudança no encaixe das arcadas dentárias inferior e superior.

Qual é o tratamento ideal para ATM?

 

Muitos sintomas da síndrome da ATM podem responder bem a soluções caseiras ou técnicas de redução de estresse e relaxamento. Os seguintes cuidados podem oferecer algum alívio:

  • Compressas mornas na área da articulação, para relaxar a região;
  • Evitar consumir alimentos duros, que exijam uma mastigação maior;
  • Evitar chicletes;
  • Fazer uma massagem ou auto alongamento suave dos músculos da mandíbula e pescoço (um fisioterapeuta ou profissional especializado pode recomendar as técnicas mais adequadas);
  • Exercícios de relaxamento, respiração e gerenciamento de estresse e redução.

Quando soluções como estas não são eficazes, é preciso consultar um especialista e verificar o tratamento ideal para ATM.

Especialmente quando lembramos que esses tipos de tratamentos não irão curar a ATM, embora possam minimizar o desconforto.

 

Quando a cirurgia é indicada

 

Quando falamos sobre o tratamento ideal para ATM, a cirurgia costuma ser colocada como o último recurso – isso após tentar vários outros tratamentos não invasivos.

Em casos extremos, a cirurgia ortognática pode ser necessária. Como em tudo que envolve saúde e qualidade de vida, é fundamental pesquisar todas as opções e entender a fundo os distúrbios da ATM antes de se comprometer com qualquer tratamento mais agressivo.

 

Luz no fim do túnel

 

Como você pode ver, existem formas de amenizar ou até de controlar todo o desconforto causado pela ATM – e a cirurgia é apenas um dos diversos recursos disponíveis.

Para se certificar sobre o tratamento mais indicado, é preciso encontrar o profissional certo. Só ele pode avaliar seu caso e encontrar as melhores soluções.

 

Para saber mais sobre o tratamento ideal para ATM no seu caso, é importante agendar uma consulta com um especialista. Clique aqui e fale com um especialista da Oral Face Care! 

 

Você tem assimetria facial e quer saber se a cirurgia ortognática pode corrigir esse problema? Baixe agora o e-book “Cirurgia Ortognática: identifique se você precisa desse procedimento“!