13 3877-7855 / 11 5054-0401 / Whatsapp: 013 99755 3993

Só no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela ATM. Ainda segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, as DTMs são mais frequentes entre as mulheres – mas fatores como a idade, níveis mais altos de estresse, trauma ou anormalidades na região podem agravar o problema.

Compreender as causas, sintomas e opções de tratamento disponíveis para os problemas causados pela ATM é essencial para pacientes em busca de soluções. Saiba mais no artigo a seguir.

Saiba mais sobre a ATM – Articulação Temporomandibular

A ATM é uma articulação complexa, que está localizada na base do crânio e é responsável por permitir o movimento necessário na mastigação, respiração e fala.

É justamente essa movimentação complexa – a ATM permite o movimento para cima, para baixo e para os lados – que pode dificultar o tratamento dos distúrbios mais intensos, chamados de DTMs.

DTM é um distúrbio dos músculos da mastigação ou é causado por lesão ou inflamação na ATM. Quando ela se encontra lesionada ou inflamada pode levar à:

  • Dor na mastigação;
  • Estalos na mandíbula;
  • Inchaço nas laterais do rosto;
  • Dores de cabeça, incluindo enxaquecas;
  • Raspagem dos dentes (bruxismo);
  • Luxação da ATM.

Alguns casos se resolvem em um período curto, geralmente dentro de alguns meses. Outros, no entanto, podem ainda estar em andamento ou ocorrer novamente – exigindo tratamentos mais específicos.

Principais problemas causados pela ATM

Muitas pessoas têm dúvidas se sua mandíbula está um pouco dolorida devido ao uso excessivo ou se realmente estão sofrendo da disfunção da ATM.

Para facilitar essa identificação, listamos a seguir alguns dos sintomas mais comuns do distúrbio:

  • Estalo ou ruído mandibular: a maioria dos pacientes experimenta um estalo ocasional ou frequente. Ou alguns estalidos vindos da mandíbula durante o uso;
  • Limitação do movimento da mandíbula: alguns pacientes podem experimentar um bloqueio parcial ou total, fazendo com que a boca fique travada;
  • Dor na mandíbula: o desconforto na própria articulação é o sintoma mais comum da síndrome;
  • Dor de ouvido: esse é um dos problemas causados pela ATM mais comuns. Ele ocorre por conta da proximidade entre o aparelho auditivo e a articulação da mandíbula;
  • Dor de cabeça: desconforto frequente em pacientes deste quadro, podem até se tornar crônicos em determinados casos;
  • Dor facial: alguns pacientes que sofrem dos distúrbio também experimentam nevralgia do trigêmeo. Embora as duas condições sejam diferentes, a articulação da mandíbula e o nervo trigêmeo (TN) estão próximos um do outro e podem ser afetados;
  • Dor no pescoço: devido à proximidade, a dor que irradia para o pescoço não é incomum nessas condições e pode, na verdade, ser a fonte de muitos desses problemas causados pela ATM.

Como tratar problemas causados pela ATM

Em alguns casos, os sintomas podem desaparecer sem tratamento. Se os seus sintomas persistirem, é importante encontrar um especialista – ele pode recomendar uma variedade de opções de tratamento, que podem ser realizados sozinhos ou em paralelo, como:

Medicamentos

Juntamente com outros tratamentos não cirúrgicos, essas opções de medicação podem ajudar a aliviar a dor dos problemas causados pela ATM:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: se os analgésicos convencionais não forem suficientes para aliviar a dor e o desconforto, seu médico ou dentista pode prescrever analgésicos mais fortes, como os não-esteroidais, que podem ser à base de ibuprofeno;
  • Relaxantes Musculares: com uso indicado apenas ​​por alguns dias ou semanas, podem aliviar a dor e o desconforto do quadro.

Terapias

Terapias não medicamentosas incluem:

  • Placas orais ou protetores bucais (aparelhos oclusais): alguns pacientes obtêm alívio com o uso de um dispositivo macio ou firme inserido entre os dentes;
  • Fisioterapia: os tratamentos podem incluir ultrassom, bolsa de água quente e gelo, além de exercícios para alongar e fortalecer os músculos da mandíbula.
  • Aconselhamento psicológico: voltado para a redução ou controle do estresse, podem ajudar o paciente a entender os fatores e comportamentos que podem agravar a dor, para que se possa evitá-los.

Procedimentos cirúrgicos ou outros

Quando outros métodos não ajudam a tratar os problemas causados pela ATM, seu médico pode sugerir procedimentos como:

  • Injeções: em alguns pacientes, injeções de corticosteróides na articulação podem ser uma boa solução para o desconforto na região. Alguns especialistas também podem indicar a injeção de toxina botulínica tipo A nos músculos da mandíbula;
  • Cirurgia ortognática: este procedimento corrige possíveis irregularidades dos ossos da região maxilar, realinhando as mandíbulas e os dentes. O resultado proporciona melhoras não só para os distúrbios como também para a aparência do rosto;
  • Artroscopia: este tipo de cirurgia pode ser altamente eficaz no tratamento de vários tipos de distúrbios da ATM. A artroscopia tem menos riscos e complicações do que a cirurgia de articulação aberta, mas também apresenta algumas limitações.

Saiba mais sobre como a Artroscopia pode solucionar os problemas causados pela ATM: clique e leia este artigo!